07/06/2023 às 08h42min - Atualizada em 07/06/2023 às 09h36min

Papa Francisco será submetido a cirurgia intestinal de última hora

Segundo o Vaticao, intervenção ocorre na tarde desta quarta-feira, sob anestesia geral. Recuperação vai exigir internação "por alguns dias".

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-06/papa-francisco-sera-submetido-cirurgia-intestinal-de-ultima-hora



O papa Francisco, de 86 anos, vai ser submetido a uma cirurgia na parede abdominal nesta quarta-feira (7). A informação é confirmada pelo Vaticano. A cirurgia será realizada no Hospital Gemelli, em Roma.



A cirurgia é a mais recente de uma série de preocupações com a saúde do líder dos 1,4 bilhão de católicos do mundo, que ocupa o papado há 10 anos.



Notícias relacionadas:

Ele chegou de carro ao maior hospital de Roma, que fica próximo ao Vaticano, por volta das 11h30, horário local (6h30 em Brasília).



Francisco não fez nenhuma menção à operação planejada em sua audiência semanal no Vaticano na manhã de hoje, onde parecia estar de bom humor.



Segundo o comunicado do Vaticano, a equipe médica decidiu, nos últimos dias, que era necessária "uma laparotomia e cirurgia plástica sob anestesia geral da parede abdominal com implantes".



O sumo pontífice da Igreja Católica deve ficar internado por alguns dias, em recuperação. O papa Francisco será operado durante a tarde de hoje.



"A operação, marcada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma hérnia incisional encarcerada que está causando síndromes sub-oclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. O internamento na unidade de saúde durará vários dias para permitir o curso pós-operatório normal e a plena recuperação funcional".



Na terça-feira, Francisco passou cerca de 40 minutos no mesmo hospital, fazendo procedimentos pré-operatórios.



Histórico médico



Francisco foi tratado por cinco dias no mesmo hospital no final de março com uma infecção pulmonar e, no mês passado, faltou às audiências por um dia devido a uma febre. O hospital tem uma suíte especial no 10º andar reservada para os papas.



Em julho de 2021, ele teve parte do cólon removido em uma operação para tratar uma diverticulite – condição intestinal dolorosa. No início deste ano, ele chegou a dizer que a doença havia retornado.



O papa também usa frequentemente uma cadeira de rodas ou uma bengala para caminhar devido a dores persistentes no joelho. No ano passado, ele não quis operar o joelho porque a anestesia geral para a cirurgia no cólon trouxe efeitos colaterais desagradáveis.



Agenda de viagens



Apesar de seus problemas de saúde, Francisco mantém uma agenda lotada. No sábado (3), o Vaticano anunciou planos para uma visita à Mongólia, de 31 de agosto a 4 de setembro, um dos lugares mais remotos para onde ele já viajou.



Antes disso, ele deve visitar Portugal de 2 a 6 de agosto para participar da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa e visitar o Santuário de Fátima. Na terça-feira, o Vaticano divulgou uma programação oficial da viagem, dando a entender que ela estava confirmada.



Matéria ampliada às 8h58



*Com informações da Reuters e RTP




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-06/papa-francisco-sera-submetido-cirurgia-intestinal-de-ultima-hora

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://aloguaira.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp