27/02/2023 às 20h10min - Atualizada em 28/02/2023 às 00h00min

Homicídio, furto e estupro crescem no estado de São Paulo em janeiro

Dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam aumento na apreensão de armas, drogas, recuperação de veículos e prisões em flagrante.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-02/homicidio-furto-e-estupro-crescem-no-estado-de-sao-paulo-em-janeiro

O estado de São Paulo registrou piora nos indicadores de criminalidade no primeiro mês do ano em comparação a janeiro de 2022.  De acordo com as estatísticas criminais divulgadas, nesta segunda-feira (27), pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) subiu 5,9%, passando de 236, em janeiro de 2022, para 250 no mês passado.



Os casos de estupro registraram alta de 14,8% em relação ao mesmo período, chegando a 921 casos no mês passado. O índice de furtos teve aumento de 11,5%. Os roubos e furtos de veículos cresceram, 10,8% e 9,6%, respectivamente. Os roubos em geral aumentaram de 20.474 para 20.877.



Produtividade policial



O balanço mostra ainda aumento na produtividade policial na comparação entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, mesmo com a alta da criminalidade no período.



“Entendemos que a produtividade operacional é fator decisivo e preponderante e demonstra o sinal de melhora na segurança pública”, afirmou o secretário Guilherme Derrite.



Segundo os dados, houve aumento de 7,2% na apreensão de armas de fogo, 25,9% de pessoas presas por mandado, 2,1% de veículos recuperados, 11,8% de flagrantes lavrados, 10,3% de pessoas presas e apreendidas em flagrante e 8,5% de ocorrências de tráfico de entorpecentes. 



Carnaval



No carnaval, conforme os dados, foi registrada queda de 36% no número de roubos de aparelhos celulares. Os representantes da secretaria consideram que a festa deste ano foi “a mais segura dos últimos anos” no estado.  



“Tivemos sucesso em todos os números, os furtos e roubos nestes eventos caíram. Alguns locais chegaram a cair mais de 23%, outros locais menos. Fizemos um trabalho antecipado, além da utilização de drones e do policiamento. Esse foi o carnaval mais seguro dos últimos anos”, afirmou o coronel Cássio Araújo de Freitas, Comandante Geral da Polícia Militar.



Pandemia



Considerando a pandemia, quando as medidas de distanciamento social levaram à redução de circulação de pessoas nas ruas e impacta nos indicadores criminais, o número de homicídios dolosos caiu 4,9% em janeiro de 2023 em comparação a janeiro de 2020. Os casos de estupros caiu 0,8%, roubos 13% e roubos de veículos,13,2%. Por outro lado, os números de furtos em geral aumentaram 8,4% e furtos a veículos 4%.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-02/homicidio-furto-e-estupro-crescem-no-estado-de-sao-paulo-em-janeiro
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://aloguaira.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp